Lista de Filmes

VOL. 01 - Curtas

A PORTA
Direção: Roger Bundt
Duração: 13’00” 
Ano: 2004
Fundoprocultura

Sinopse: Conta a história de uma mulher que se isolou do mundo e não consegue encontrar um caminho de volta para ele, passando os dias a vagar por sua casa, acompanhada apenas de suas lembranças e medos.




AS PESSOAS NOS TRILHOS DE TREM
Direção: Lissandro Stallivieri
Duração: 21’00” 
Ano: 2006
Fundoprocultura


Sinopse: Os trilhos da extinta Viação Férrea do Rio Grande do Sul estão desativados no meio de uma grande cidade. Cruzam bairros e ruas para formar, no caminho do trem, uma faixa de exclusão social. As Pessoas dos Trilhos do Trem é um documentário sobre o abandono. Mostra como uma sociedade pode ser cruel com as coisas que não lhe são úteis. Lixo, pobreza e o descaso com a história se fundem nesta narrativa real.




UM DIA NA VIDA
Direção: Jorge de Jesus
Duração: 10’00”
Ano: 2006
Fundoprocultura


Sinopse: Um dia na vida de uma jovem e insegura mulher em contraponto com o dia de um morador de rua.





O QUARTO
Direção: Robinson Cabral
Duração: 15’00”
Ano: 2006
Fundoprocultura


Sinopse: Um lugar submerso, suspenso, escuro. Sujo e limpo dialogam, distendem-se. Nesse lugar limitado, um grito. Opressor e oprimido.





BENZEDURAS
Direção: Janete Kriger
Duração: 17’00” 
Ano: 2009
Fundoprocultura


Sinopse: Documentário sobre a tradição das banzeduras e Caxias do Sul e região. As benzeduras constituem uma tradição ainda viva neste novo século para cura de verrugas, cobreiros, mal-jeito ou as dificuldades pessoais atribuídas ao mau-olhado. Assimilando imagens de santos e com o uso de água benta e arruda esses representantes do sagrado no cotidiano repetem o seu rito para ajudar os outros.





QUANDO O TEMPO DE REFLEXÃO ACABAR
Direção: Vinícius Guerra
Duração: 15’00” 
Ano: 2010
Fundoprocultura

Sinopse: Curta Metragem de Ficção, mostra em seus 15 minutos dois caras de classes sociais diferentes cujas histórias se cruzam em nome da arte. Um é cartunista, outro é desenhista, mas trabalha como pedreiro. O filme não tem início, meio e fim, é uma passagem, traz sensações e tem um formato diferente do que fomos formados a assistir.





VOL. 02 - Curtas

RUA DOS AFLITOS, 70
Direção: Le Daros
Duração: 16’00” 
Ano: 2012
Financiarte

Sinopse: Conta a história de uma família de classe média, aparentemente normal, que vê sua rotina se transformar depois de recebe o avô que sofrera um acidente vascular cerebral. Uma mulher em conflito com seus sentimentos, um marido dominador, e uma criança prisioneira de seus temores, compõem a moldura para a crise que se seguirá depois de uma descoberta chocante. Um drama recheado de personagens detentores de desejos e temores, que os fazem conviver numa delicada teia de interesses conflitantes.





ILHA DAS JANELAS FECHADAS
Direção: Lissandro Stallivieri
Duração: 15’00” 
Ano: 2009
LIC Caxias


Sinopse: A trama é movida pelo (des)encontro entre personagens em crise às voltas com uma mulher misteriosa, que chega para desencadear mudanças. 

Filme Completo: https://vimeo.com/30823119





CAMPO DOS BUGRES
Direção: Juliano Flores
Duração: 18’00” 
Ano: 2008
Fundoprocultura

Sinopse: Reconstituição do primeiro registro escrito sobre a região da serra gaúcha, feita em 1850 pelo desbravador Antônio Machado de Souza, que abriu a primeira picada ligando a capital gaúcha aos campos de cima da serra, encurtando os caminhos do desenvolvimento.





FINADOS
Direção: Samuel Bovo e Lissandro Stallivieri
Duração: 08’00” 
Ano: 2008
Financiarte

Sinopse: Dois homens vagam por questões entre vida e morte enquanto buscam um túmulo perdido. 

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=VTbd74O9b6M





PROIBIDO FALAR ITALIANO
Direção: Robinson Cabral
Duração: 24’00”
Ano: 2012
Financiarte

Sinopse: Conta a história de Agnolino Capobanda, 90 anos, descendente de imigrantes italianos, que foi perseguido por falar o único idioma que sabia, o italiano. Durante as décadas de 30 e 40, o Regime do Estado Novo tentou unificar o país criando uma identidade brasileira única, especialmente durante os anos em que o Brasil atuou na 2ª Guerra Mundial. Foram tempos difíceis, onde muitos imigrantes eram perseguidos e humilhados.





FILME SURDO
Direção: Robinson Cabral
Duração: 16’00”
Ano: 2013
LIC Caxias

Sinopse: O vídeo convida o expectador a uma experiência poética-visual-sonora explorando o cotidiano simbólico de uma menina de 10 anos e de seu irmão adolescente, produtores audiovisuais surdos.

Filme Completo: https://vimeo.com/64493494



VOL. 03 - Documentários

LENDO ARTE
Direção: Robinson Cabral
Duração: 90’00”
Ano: 2011
Financiarte

Sinopse: O filme mostra a percepção de 25 estudantes (com idades entre 13 e 18 anos, em sua maioria) sobre sete obras de arte. As impressões individuais da gurizada foram reunidas com as opiniões de artistas, agentes culturais e arte-educadores atuantes em Caxias do Sul. 





JÚLIO 24 HORAS
Direção: Jorge Valmini e Bruna Barella
Duração:42’00”
Ano: 2006
Fundoprocultura

Sinopse: Um olhar sobre a avenida mais movimentada de Caxias do Sul. Uma análise do cotidiano da via, através de um ponto de vista poético. 






VOL. 04 - Documentários

PROFISSÃO: MÚSICO
Direção: Projeto CCOMA e Daniel Vargas
Duração:42’00”
Ano: 2011
Financiarte


Sinopse: O Projeto CCOMA e o cineasta colombiano Daniel Vargas, produziram este média metragem (45 minutos) entre outubro de 2009 e dezembro de 2010 com imagens realizadas no Brasil, Uruguai, Colômbia, Alemanha e Grécia e conta com depoimentos de músicos de rua da França e Inglaterra, Djs como Anderson Noise e Ravin, músicos como Edgar Scandurra, Fernando Catatau, Naná Vasconcelos, e Pedra Branca. O filme acontece através da perspectiva do Projeto CCOMA, com a câmera na mão, perguntando aos outros músicos, DJs e produtores, como eles fazem sua vida e como levam sua profissão. 




VOLUME UM
Direção: Jorge de Jesus
Duração:75’00”
Ano: 2009
Fundoprocultura

Sinopse: Documentário conta parte da história do rock em Caxias do Sul. O diretor, militante da música caxiense como vocalista, produtor de banda, roadie e empresário, realizou 22 entrevistas com músicos que passaram por diversas bandas projetadas na cidade, muitas originadas na década de 80, como Apocalypse, Bandida, Neon e Transe, e outras mais recentes como a Cabaret Hitec e o músico Zé Natálio, do Papas da Língua, para sua coletânea de rock em vídeo.

Filme Completo: https://vimeo.com/7972944





VOL. 05 - Documentários

BRUNO SEGALLA
Direção: Samuel Bovo
Duração:40’00”
Ano: 2012
Financiarte
  
Sinopse: O filme conta a vida e obra do escultor, medalhista e ativista político Bruno Segalla. O documentário conta com depoimento de amigos, familiares e historiadores que narram os feitos pessoais e públicos do artista. Uma história de muita luta, coragem, perdas e conquistas, da qual a cidade herdou mudanças sociais e uma vasta obra, esculpida pelas mão de Bruno.





A HONRA DO TRABALHO
Direção: Coletivo Guarda Pó Verde
Duração:30’00”
Ano: 2013
LIC Caxias

Sinopse: Por meio de pesquisa e do relato de seis ex-funcionários da metalúrgica Abramo Eberle, o documentário A Honra do Trabalho pretende resgatar as memórias de trabalho e, mais do que isso, quer ajudar a preservar o patrimônio cultural de Caxias do Sul.

Blog: http://projetoahonradotrabalho.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário